skip to Main Content
Você Sabe Como Surgiu O Termo advogado ?

Você sabe como surgiu o termo advogado ?

O termo Advogado vem do latim, “ad vocatus” (ad = para junto, e vocatus = chamado), que significa aquele que foi chamado para socorrer outro perante a justiça, significa também patrono, defensor ou intercessor. O verbo “advoco” , no sentido próprio, pode ser compreendido como “chamar a si, convocar, convidar“, significa portanto, Advogado àquele a quem se chama, convoca, convida sua defesa.

Foi na Grécia que surgiram grandes oradores como Demóstenes, Péricles, Isócrates, Aristides, Temístocles, entre outros, estes foram considerados grandes advogados por sua persuasão e retórica. O prestígio da advocacia era enorme, porque o direito de defesa era instituído na própria legislação. A fama do sistema judiciário grego chegou a Roma que, por sua vez, enviou a Atenas uma comissão de juristas para conhecer as leis de Dracon, severo legislador, e de Sólon, político e magistrado.

Em Roma, o papel do Advogado teve grande importância, através das atuações dos patronos, homens de profundo saber jurídico que eram encarregados no aconselhamento e defesa de seus clientes, principalmente os denominados “gentios”, que não possuíam a cidadania romana mesmo residindo na cidade de Roma. Na Roma antiga, já existia a representação judicial por meio dos advocati. Os litígios eram resolvidos na presença do Senado ou do imperador.
Geralmente, as pessoas envolvidas eram simples e rudes. Os advogados sabiam como se dirigir às autoridades do Império, bem como defender os interesses de seus representados. Assim, a oratória era a primeira das qualidades exigidas dos representantes judiciais.

Origem dos Honorários

A contraprestação pelos serviços advocatícios tem um nome muito conhecido, os honorários, mas essa não é uma criação do mundo moderno.

Já na Grécia Antiga, os mestres sofistas, por seu alto poder de argumentação e persuasão, eram contratados para realizar defesas. Em troca, os cidadãos defendidos lhes pagavam uma quantia, chamada de “honorarius”, palavra proveniente do latim, que significa “em honra de”.

advogado é um profissional e cidadão que luta pela democracia e em defesa da Constituição. Ele enfrenta um longo processo de estudos e especialização, para compreender melhor as leis e os direitos e deveres que todos nós devemos respeitar.

Dia do Advogado

Por fim (e a data está próxima), dia 11 de agosto é considerado o dia do Advogado, dia do Estudante e dia da “Pendura”. Existe uma relação entre as três comemorações, pois neste dia foram criados os cursos de Direito no Brasil, em 1827, em São Paulo e Olinda, por Dom Pedro I. Nesta época, alguns donos de restaurantes se sentiam honrados em atender estudantes de Direito e lhes davam refeições gratuitas. A ideia era que o proprietário pregasse a conta na parede, esperando que o estudante pagasse depois de formado.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top